Powered By Blogger

sábado, 28 de maio de 2011

Educação de Qualidade Região SUL


A região sul de destaca por possuir a maior taxa de alfabetização do país, com 92,2% e também a menor em número de analfabetos (7,8%). Conta com 587.853 alunos matriculados no ensino infantil, 4.380.912 no ensino fundamental, 1.202.301 no ensino médio e 473.583 no ensino superior.
A grande preocupação da Região Sul do Brasil, é garantir a todas as crianças acesso a um ensino de qualidade. Com esse propósito as redes públicas de educação básica integram nos maiores índices de desenvolvimento educacional. O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é uma fotografia do desempenho dos estudantes da quarta e da oitava séries do ensino fundamental e do ensino médio, obtido nas avaliações realizadas pelo MEC a cada dois anos. A média nacional do Ideb alcançada em 2009 é de 4,2 pontos na quarta série do ensino fundamental. A projeção da Região Sul foi de 3,9, em comparação a outras regiões do Brasil a região Sul apresenta os maiores índices de desenvolvimento da educação básica.
A grande dificuldade que as escolas públicas enfrentam atualmente não só na Região Sul, como em todo o pais, onde estão matriculados mais de três milhões de alunos na rede pública da Região Sul, é a falta de renda, ou seja, de dinheiro para investir na qualidade das salas de aulas e tecnologias. E sabemos que os responsáveis são os Estados.
Abaixo, se encontra o link do vídeo realizado pela equipe do JN no Ar que visitou as escolas públicas da região Sul. Que reforça as informações passadas.



Postado por: Frantcheska Ramos

3 comentários: