Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Nordeste na mira do BLOG

Área – 1.561.177,8 km² (18,26% do território nacional).

Estados – Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Problemas educacionais
Na região Nordeste os maiores problemas educacionais são a repetência, a falta de escolas e acesso às mesmas, podemos também inserir neste contexto o despreparo dos professores do ensino de 1º e 2º grau, e de seus baixos salários, diga-se de passagem que são baixissimos salários, e que muitos profissionais já não acham tão interessante dar aulas pois os salários não condiz com anos de preparo fazendo crescer a falta destes profissionais nas escolas. Temos ainda um importante atenuante deste problema, a falta de merenda escolar contribuindo assim para o alto índice de evasão escolar nesta região.
No dia 31 de Março de 2011 o Estadão, jornal vinculado em São Paulo e na internet, trouxe uma denuncia sobre desvio de verba das merendas escolar de Maceio - Al que faz parte do nosso nordeste, foram 8 milhões desviado por pessoas que eu e você colocamos no poder para tomar conta de nosso Estado, nosso patrimonio, mas que não cumpre com o papel que a eles é determinados por lei. Mas isso é só uma parte do que realmente acontece no nosso Brasil, afinal como diz o ditado popular terra de cego, quem tem um olho só é rei, no caso nós somos os cegos e eles tem o olhos.

Repetência
Na região Nordeste o índice de repetentes sobe para 22,2% e na Sul é de 14,85%. Esses números não são precisos porque, muitas vezes, o aluno abandona a escola quando sabe que vai repetir. No ano seguinte, quando ele se matricula novamente na mesma série, é considerado, com freqüência, como um aprovado vindo da série anterior.

Causas da repetência – Os fatores que mais contribuem para a repetência são a pouca base educacional dada pela família e pela pré-escola; metodologia e currículos inadequados e professores maltreinados. A falta de manutenção das instalações físicas também colabora, criando um ambiente inadequado.

Evasão – Na análise tradicional o Brasil é considerado um país de alto índice de evasão escolar. Essa evasão seria causada pela falta de condições econômicas da família de manter a criança na escola, já que o trabalho dos filhos garantiria a sobrevivência familiar. Em muitas regiões isso é verdade: no município pernambucano de Barra de Guabiraba, entre o Agreste e a Zona da Mata, a taxa de evasão chega a 74% na safra do canavial, em função do trabalho das crianças no corte da cana. Outras análises mostram que a família valoriza a educação, vista como um mecanismo para assegurar melhores empregos, salários e ascensão social. O aluno só engrossa as estatísticas de evasão escolar após várias repetências. Antes de desistir do 1o grau, os alunos ficam em média 6,4 anos na escola.



Postado por Paulo Batista





Nenhum comentário:

Postar um comentário