Powered By Blogger

domingo, 22 de maio de 2011

Um pouco mais do nosso amado Nordeste.

Que a educação pública no Brasil é uma das piores do mundo, todos já sabiamos. São recorrentes notícias de desvio de dinheiro público da merenda, que estão agora levando à prisão prefeitos, secretários e empresários, como também são recorrentes a informação de que a qualidade do ensino é péssima, seja porque o professor não consegue ensinar ou porque o aluno não se interessa em aprender. A comprovar tudo isso estão as baixas notas das escolas públicas nas avaliações do Enem e da Prova Brasil.
Mas, semana passada, esse cenário recebeu nome, sobrenome e números. A professora de uma das escolas públicas de Natal, Rio Grande do Norte, Amanda Gurgel, inscreveu-se para falar na Assembleia legislativa daquele estado em audiência pública que cuidava da greve de professores até então instalada. Ficou para história um valioso registro de uma educadora inteligente, plenamente consciente do contexto em que está inserida e corajosa para ser a voz de milhões de professores que sofrem em silêncio as mesmas dificuldades.

Milhões mesmo, porque a realidade da professora Amanda sem sobre de dúvida é pelo menos a mesma de professores do nordeste, da Bahia e também de Xiquexique! Xiquexique, sim. O Xiquexiquense tem ouvido de professores de nossa cidade que dentro de sala a realidade é bem diferente do que se apregoa na propaganda oficial do governo de Xiquexique. São professores que têm que se virar com os poucos recursos pedagógicos que lhe são oferecidos.

Uma professora do ensino infantil de escola municipal recentemente nos relatou sobre a condição do anonimato que recebia da diretoria uma caixinha de massa de modelar para durar um mês inteiro. Isso em uma sala com pelo menos 30 crianças de 3 a 4 anos! A caixa tem 12 cores, 180 gramas e custa R$ 2,00 no comércio. Agora, se é assim como a massa de modelar, imagine quais são os outros recursos pedagógicos daquela turma? Nenhum. Mas, por fora a parede do prédio está repintada.

Por fim, só outra pergunta, será que a Câmara de vereadores de Xiquexique teria a coragem de abrir os microfones para todos os professores em uma audiência pública sobre a educação municipal, como o fez a Assembleia do RN? Será? Segue, enfim, o vídeo com as declarações históricas da corajosa professora Amanda Gurgel.

Veja o video da professoa em audiência publica:



Esta professora que come o cuscuz alegado, serve aos governantes sapo, e diga-se de passagem que eles engoliram sapo de perna aberta.



 Nós sempre achamos que nossa situação é ruim, mas existe pessoas que passam por piores situaçao. Vendo esta foto você diz: Nossa que legal aula prática. Errado !! eles estão na sala de aula.


Há crianças em nosso Nordeste que andam muito para estudar.

Esta matéria excelente, mostra a realidade do nosso Brasil, chega de blá blá blá, queremos resultados reais, quero alertar a população brasileira sobre a nossa Constituição Federal que diz:

Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição. CF/88 Art 1

Pessoal leia atentamente, a nossa constituição diz que o poder pertence a nós povo e damos aos representantes nas eleições não de seu voto, não venda por nada, você tem que agir como se fosse contratar alguém para sua empresa, da mesma forma que você quando passa por uma entrevista de emprego, tem que avaliar estudos, antecedesntes, boa conduta na sociedade e principalmente em casa porque se uma pessoa não governa bem a sua casa, que dirá um país com 180 milões de brasileiro. O Congresso Nacional não é um circo onde tem atores para divertir as pessoas, quando se entra lá tem que se preocupar com bem estar da nação, damos empregos para eles, não para enriquece-los, mas, para que eles busquem os intereces do povo e não deles próprio, são funcionários público ou seja do povo, nós somos os patrões.
Temos que parar de votar por causa de nossos pais ou por causa de emissoras de televisão, votem pensando primeiro no bem estar da sua familia e depois no progresso do Brasil.





Posta por: Paulo Batista

Um comentário:

  1. O depoimento da jovem e inteligente professora Amanda é emblemático. O mesmo acontece com o tratamento que se dá à educação e a saúde em todo o Brasil.
    Parabéns Paulo, ficou muito bom e completo!!

    Att. Frantheska.

    ResponderExcluir